Quem sou eu

Minha foto
O I Festival Internacional de Trança Afro – F. .I. T. A permitirá o tão sonhado intercâmbio com a África, principalmente nos países de língua portuguesa, ampliando e fortalecendo ainda mais o trabalho desenvolvido, bebendo diretamente na fonte, enriquecendo sem limites o nosso aprendizado, a troca de informações e principalmente a propagação da diversidade. O evento contará com a realização de seminário, exposição fotográfica, cinema, literatura, gastronomia, artesanato, workshop, Homenagem especial e a Premiação. O PRÊMIO TRANÇANDO IDEIAS foi um dos destaques do já conceituado evento “Bienal Favela Festa” em 2007, produzido e realizado pelo CIRCO VOADOR – LAPA/ RJ, uma respeitada casa de artes, berço da música popular brasileira, lugar de onde surgiram grandes nomes como Cazuza, Barão Vermelho, O Rappa, Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, entre tantos outros.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

QUER SABER UM POUCO MAIS?


VISITE-NOS EM NOSSO NOVO ENDEREÇO:
http://festinternacionaldetrancasafro.blogspot.com/



TÔ BEM NA FITA
em 2011, ainda melhor ...

sábado, 31 de julho de 2010

Lançamento da publicação CADA FIO UMA HISTÓRIA


AGUARDEM O VÍDEO DO LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO "CADA FIO UMA HISTÓRIA"

realizado no dia 27/07/2010 pela ESTIMATIVA no Circo Voador - Lapa / RJ

Tel.: 21 2567-0011 / 21 7896-9737


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Livraria Kitabu - editora do livro Cada Fio Uma História

A Kitabu Livraria Negra é um espaço de encontro da expressividade literária afro-brasileira.

Sua missão é divulgar e fortalecer as produções literárias ficcionais e não-ficcionais voltadas ao universo africano, afrodescendente e, em especial, afro-brasileiro.

Para tanto, busca promover um estreito e constante diálogo entre público leitor seus e suas autoras de referência.

– Kitabu Livraria Negra
kitabulivraria.wordpress.com

Tel: 5521- 2224-9847/ 8887-0576

Rua Joaquim Silva, 17 Lapa, RJ.





quarta-feira, 23 de junho de 2010

CANAL FUTURA - Mais uma parceria de futuro do F.I.T.A.



Educação para a vida
O Futura transmite valores e informações úteis ao cotidiano da população, vinte e quatro horas por dia, todos os dias. Alcança crianças, jovens, famílias e trabalhadores. Cria uma linguagem plural para abordar temas de importância e interesse coletivo. Fala de saúde, trabalho, juventude, educação, meio ambiente e cidadania. Um aliado do brasileiro na busca da construção de uma vida melhor.

A ação concreta e transformadora do FUTURA
No Canal Futura, o público interage com a programação, trabalhando os conteúdos e aplicando-os ao seu dia-a-dia: diferentes grupos sociais ampliam seu diálogo e articulação locais; pessoas e grupos expandem suas capacidades comunicativas, exercitando novas formas de falar de si mesmos e com os outros. Novas gerações participam da criação de uma linguagem televisiva, na qual a pluralidade dos segmentos sociais se manifesta.

sábado, 19 de junho de 2010

Conheça nossas parcerias ... Incubadora Afro brasileira

Estimativa e Incubadora Afro brasileira - parceria e confiança


INCUBADORA AFRO BRASILEIRA
A Incubadora Afro Brasileira foi fundada em 2004 e é a primeira incubadora de negócios com viés étnico do Brasil. Desde a sua criação, a incubadora é filiada à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Criada a partir do Centro de Estudos e Assessoramento de Empreendedores (CEM) do Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH), com o patrocínio da Petrobras e da Fundação Interamericana (IAF), a Incubadora tem como objetivo o desenvolvimento do protagonismo econômico da população negra no Brasil.

Estudos e pesquisas, disponíveis na época da criação da Incubadora, identificaram padrões de remuneração diferentes entre negros e brancos, mesmo quando no exercício das mesmas atividades profissionais e semelhantes níveis de experiência ou escolaridade.
A atitude empreendedora destacou-se como o principal caminho no processo de ruptura do ciclo histórico de subordinação entre negros e brancos no mercado de trabalho.

A criação de micro e pequenos negócios, predominantemente urbanos, com forte concentração na área de comércio e serviços, é a principal alternativa dos trabalhadores negros e negras para obter a justa remuneração pelo seu trabalho e, muitas vezes, o adequado reconhecimento profissional.
Tendo como referência este diagnóstico, a Incubadora busca, através do fortalecimento de micro e pequenos empreendimentos, formais e informais, quebrar o paradigma da subordinação do trabalhador negro no mercado de trabalho.

A Incubadora realiza processos de pré-incubação, incubação, pós-incubação de negócios, presta, atualmente, assessoria institucional a outras organizações e oferece, gratuitamente, quatro linhas de serviços aos empreendimentos selecionados: formação em gestão, consultorias especializadas (Economia, Direito, Contabilidade, Marketing, Finanças, etc), infraestrutura e assistência técnica (no local de trabalho do empreendedor).

Através da criação de uma tecnologia social inovadora, a Incubadora alcançou reconhecimento nacional e internacional. Esta tecnologia vem sendo reaplicada por instituições governamentais e não governamentais no Brasil, desde 2005, e no exterior, desde 2006, sob a chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Integra, desde 2007, o Civil Society Team do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisa na África, na Europa e nos Estados Unidos.
A Incubadora Afro Brasileira já apoiou 900 empreendimentos em mais de 20 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tem como meta apoiar mais 600 novos empreendimentos até dezembro de 2010.

terça-feira, 8 de junho de 2010

REVISTA EPARREI DESTACA O TRABALHO DE JANA GUINOND!

Um dos principais veículos de comunicação quando o assunto é cultura Afro Brasileira, a revista Eparrei convidou Jana Guinond, Coordenadora da Estimativa, para um bate papo muito bacana. São muitos os temas abordados. A importância do pioneirismo da querida Day, afinal, não se fala de tranças no Brasil, sem citar essa mulher maravilhosa. Regularização da profissão, união das tranceiras e claro, diversidade. 
Fique por dentro! Confira aqui! 
Saiba mais sobre a revista, compre já a sua!
 Repórter
Neide diniz
Jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais e apresentadora do Programa Vídeo Saúde da Fiocruz.

www.casadeculturadamulhernegra.org.br
ccmnegra@uol.com.br
Tel. 13 3877-9455

segunda-feira, 7 de junho de 2010

AFRIKA BAMBAATAA,PAI DO HIP HOP ESTÁ BEM NA F.I.T.A!


Afinal de contas trata-se de um movimento internacional! Assim como o hip hop, o F.I.T.A. quer ganhar o mundo. Afrika Bambaataa, você já ouviu falar nessse nome? É o pseudônimo de Kevin Donovan, nascido no Bronx/ Nova York, em 10 de abril de 1960, conhecido e reconhecido como fundador oficial do hip hop e líder da Zulu Nation. Afrika esteve no Brasil para uma turnê de um mês, por vários estados brasileiros. O motivo? Comemoração de 35 anos de Hip Hop e a gravação de um documentário Dirigido por Paulinho Sacramento, Diretor e sócio da Preta Produções. Na sua segunda parada no Rio de janeiro, Afrika conversou com a gente. Extremamente inteligente, demostrou profundo respeito pela mulher negra, além de estar totalmente antenado quando o assunto é diversidade. A entrevista você vai poder conferir aqui, em breve!
Salve AFRIKA!!! Com você, nós é que estamos "BEM NA F.I.T.A.!"
Shirley Cruz

F.I.T.A. - SEJA PARCEIRO!



VEM AÍ O F.I.T.A. - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TRANÇAS AFRO!
FAÇA PARTE DESSE TIME!


Você empresário e/ ou instituição, estão convidados para a apresentação do projeto F. I.T.A , dia 27 de julho, no Circo Voador. Uma festa para cerca de 300 convidados, que pretende apresentar e reunir todos os envolvidos no o projeto. Estamos em busca de parceiros, para resta realização  pioneira no segmento. A Estimativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na promoção, divulgação e realização de eventos sócio-culturais, com foco na valorização da identidade nacional, principalmente ao que se refere à cultura afro-brasileira. Por trás da moda e da tradição de trançar os cabelos, é possível interagir com o passado e contextualizar com história, cultura e identidade da mãe África, ampliando e fortalecendo ainda mais os elos e afinidades com o Brasil. 
Descobrimos na linguagem das tranças, uma ferramenta de educação, empreendedorismo, resgate e preservação desta herança, para uma melhora efetiva da qualidade de vida, da organização política e de ações concretas no campo sócio-econômico-cultural. Isto é responsabilidade social. 

DIVERSIDADE É O FUTURO! EM 2010, A ÁFRICA É AQUI!!
SAIBA MAIS:

Contato:
Coisa Nossa Comunicação e Produção
Neide Diniz (21) 3972 0787 ou 91127719  - coisanossacomunicacaoeproducao@gmail.com

AFRICANATIVIDADE! SANDRA DE SÁ - 30 ANOS DE CARREIRA!

Sandra de Sá, com o seu peculiar astral altamente positivo, apresenta agora seu 16º CD, AfricaNatividade – Cheiro de Brasil - um sugestivo neologismo criado pela própria De Sá. Artista habituada a traduzir, de forma criativa e inconfundivelmente carioca, o multifacetado ambiente musical do seu país.
Um Brasil marcado, Sandra faz questão de frisar, pela exuberante “música preta brasileira”, como ela rebatizou a sigla MPB, há quase duas décadas, numa referência às ricas formas de musicalidade de um povo onde “tudo começa e termina no tambor”. o lançar AfricaNatividade – Cheiro de Brasil continua abrindo “seu coração e sua voz em busca de novos caminhos”, como também frisou Motta, referindo-se a uma artista, que mesmo usufruindo de vida profissional já consolidada ousa fazer novas apostas.
Em 2006, Sandra decidiu, junto com Adriana Milagres – com quem assina a direção geral desse projeto, dar-se de presente uma produção musical genuinamente sua com todo o suporte e administração da Nega Produções. Logo, ela começaria a “abrir os trabalhos” desse novo CD, como se costuma dizer nos procedimentos religiosos de matriz africana. AfricaNatividade é um álbum de 15 músicas, incluindo a maioria de canções inéditas, sendo composições de Sandra sozinha e com velhos parceiros como Macau, Mombaça, Renata Arruda e Zé Ricardo. Tendo apenas três regravações, “África”, “Pé de Meia” e “Sina”.
Nesse repertório, Sandra conta histórias de vida, reafirma sua força e fé, revisita os momentos vividos no seio da família Sá de tantos talentos musicais, promovendo à menina Sandra Cristina viver entre ensaios musicais e espirituais por toda infância e adolescência. Vivências que já garantiriam o “passaporte” para o sucesso que iria arrebatá-la. O mais importante é que “nesses quase 30, tenho a certeza de que tudo valeu muito à pena. Valeu a pena ser como sou.
“Compartilhar” tem sido o exercício crucial nesse projeto. E foi nesse contexto que aconteceu o encontro com a gravadora Universal Music, que não só tem acreditado nessa idéia e em todo o seu conteúdo, como também tem investido, a fim de reverberar toda essa história.

AFRICANATIVIDADE! SANDRA DE SÁ - 30 ANOS DE CARREIRA!


Uma noite muito especial!!! 
Jana Guinond e Nina Silva, coordenadoras da Estimativa, foram levar e claro receber o AXÉ de Sandra de Sá, no lançamento do CD AFRICANATIVIDADE! CHEIRO DE BRASIL!. São 30 anos de carreira, de muito trabalho e de muita alegria! O repertório inclui os sucessos Retratos e Canções, Joga Fora no Lixo, Bye Bye Tristeza e Solidão, entre outros. Considerada a “rainha do soul brasileiro”, AfricaNatividade, retoma suas raízes afro-brasileiras, misturando-as com música eletrônica e percussão. 
 PARABÉNS SANDRA!!!!
shirley cruz

TÔ BEM NA FITA! - GRUPO REVELAÇÃO

Não é nehuma novidade que as tranças já fazem a cabeça de muitos artistas. Fomos conferir de perto as tranças e o charme de Xande, do grupo Revelação. Num bate papo muito animado, Xande nos conta quando começou a usar e o sucesso que o estilo faz com seu público. Em breve você vai pode conferir tudo aqui!

PARCERIA DE SUCESSO!




A Estimativa, Preta Produções e Nega Produções, em parceria com o Circo Voador, realizam às 19h, no dia 27 de julho de 2010, o lançamento da publicação: “Cada Fio uma História”. O livro narra a trajetória de quase quatro anos do projeto Trançando Idéias, especialmente de suas oficinas de tranças, e conta com o prefácio da Dra. em comunicação Azoilda Loretto e  posfácio de Elisa Larkin PHD em Psicologia, intelectuais de destaques da cultura e história africana. O evento é dedicado à imprensa, artistas e parceiros de todo país. A noite também será marcada pela exibição de um vídeo com depoimentos de artistas e personalidades, falando sobre o estilo de trançar os cabelos. E mais, a madrinha do Festival Internacional de Tranças Afro (F.I.T.A), Sandra de Sá, fará um talk show com as tranceiras – profissionais da arte de trançar os cabelos.
O evento vai reunir todos os envolvidos com o projeto.  Por trás da moda e da tradição de trançar os cabelos, é possível interagir com o passado e contextualizar com história, cultura e identidade da mãe África, ampliando e fortalecendo ainda mais os elos e afinidades com o Brasil. Este propósito utiliza-se das raízes africanas através da linguagem das tranças, como ferramenta de educação e empreendedorismo e resgate e preservação desta herança, para uma melhora efetiva da qualidade de vida, da organização política e de ações concretas no campo sócio-econômico-cultural. Em 2010, a África é aqui!
TÔ BEM NA F.I.T.A!!!

TÔ BEM NA FITA!

É com muito prazer que a Estimativa e a Preta Produções anunciam a mais nova parceria, a Nega produções. Após um namoro antigo com a Estimativa, a parceria finalmente foi oficializada! A Nega Produções é a responsável pela carreira da nossa queridíssima SANDRA DE SÁ, que é madrinha do F.I.T.A. e estará conosco no dia 27 de julho, no Circo Voador, no lançamento da publicação "Cada fio uma história". Queridas tranceiras, vocês merecem!!!!
MUITO AXÉ!!!
Shirley Cruz

terça-feira, 20 de abril de 2010

FOTOS IERÊ FERREIRA

Slide 9
É um orgulho para os organizadores do F.I.T.A. ter um profissional como Ierê no festival.Atuante principalmente no terceiro setor, sobretudo em projetos ligados a questão do negro. Em 1997 tornou-se fotógrafo oficial do grupo cultural Afroreggae e responsável pela edição fotográfica da Cartilha de práticas educativas, lançada em parceria com a FASE. É coordenador do Departamento de imagens do grupo. Fotografou para UNESCO, Jornal Nação Brasil, revista Black People, Jornal da Cidadania, revista da Democracia Viva (IBASE), CEAP, Conexões Urbanas, revista AFIRMA (publicação on line dedicada a cultura negra).É autor da foto da capa do segundo cd da banda Afroreggae e registrou diversas turnês como na Holanda -  Festival Mundial da cidade de Tiburg, realizado no Teatro Municipal de Amsterdan. Esteve ainda em Londres, Oxford e Manchester. É colunista e editor de fotografia da revista AGITO RIO, idealizador dos projetos SAMBA IDENTIDADE NOSSA e com a jornalista Carla Oliveira, idealizou e produziu o primeiro fórum cultural NEGRO EM CENA. O evento contou com a parceria da Fundação Palmares, Prefeitura do Rio de Janeiro, Furnas e Petrobrás. É Fotógrafo também para o Centro Afrocarioca de Cinema, onde fez a Direção de fotografia do curta-metragem “UM POEMA PARA SOLANO”, de Zózimo Bulbul, em homenagem ao poeta Solano Trindade, pelo seu centenário.






segunda-feira, 29 de março de 2010

FOTOS DE RICARDO BELIEL

É com muito orgulho que apresentamos Ricardo Beliel, fotógrafo convidado para fazer parte do F.I.T.A. Ricardo Beliel é jornalista desde 1976. Começou trabalhando como fotógrafo do jornal O Globo, passando depois por Manchete, Placar, Veja, Isto É, agência F-4, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo. Foi editor de Fotografia da revista Manchete e sub-editor no jornal Lance. Durante seis anos fez parte da agência GLMR & Saga Associés em Paris, produzindo reportagens fotográficas na América Latina e África. É um verdadeiro apaixonado pela cultura negra.







TRANÇANDO IDÉIAS

Na África, os adornos significam muito mais que um penteado e estão associados a valores morais, sociais e até, religiosos. O “orí” – cabeça na língua yorubá que designa inteligência e sensibilidade – é cultuado pelos africanos como a parte mais importante do corpo, e de acordo com as tradições, não é qualquer pessoa que pode colocar a mão na cabeça do outro. E a cada entrelace de uma trança é possível identificar conceitos matemáticos de geometria, a presença de laços afetivos e até status sociais.

A opção de se comunicar através dos penteados, sejam eles lisos, trançados, crespos e/ou encaracolados, é a forma escolhida para possibilitar um amplo canal de comunicação sobre a diversidade, conhecimento e reconhecimento da história da áfrica.

O projeto TRANÇANDO IDÉIAS existe desde 2006 e está estruturado em três eixos interdependentes que se utiliza das nossas raízes africanas, como ferramenta de educação e mudança, resgatando e preservando a mesma, para uma melhora efetiva da qualidade de vida, da organização política e de ações concretas das discussões objetivas.