Quem sou eu

Minha foto
O I Festival Internacional de Trança Afro – F. .I. T. A permitirá o tão sonhado intercâmbio com a África, principalmente nos países de língua portuguesa, ampliando e fortalecendo ainda mais o trabalho desenvolvido, bebendo diretamente na fonte, enriquecendo sem limites o nosso aprendizado, a troca de informações e principalmente a propagação da diversidade. O evento contará com a realização de seminário, exposição fotográfica, cinema, literatura, gastronomia, artesanato, workshop, Homenagem especial e a Premiação. O PRÊMIO TRANÇANDO IDEIAS foi um dos destaques do já conceituado evento “Bienal Favela Festa” em 2007, produzido e realizado pelo CIRCO VOADOR – LAPA/ RJ, uma respeitada casa de artes, berço da música popular brasileira, lugar de onde surgiram grandes nomes como Cazuza, Barão Vermelho, O Rappa, Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, entre tantos outros.

sábado, 19 de junho de 2010

Conheça nossas parcerias ... Incubadora Afro brasileira

Estimativa e Incubadora Afro brasileira - parceria e confiança


INCUBADORA AFRO BRASILEIRA
A Incubadora Afro Brasileira foi fundada em 2004 e é a primeira incubadora de negócios com viés étnico do Brasil. Desde a sua criação, a incubadora é filiada à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Criada a partir do Centro de Estudos e Assessoramento de Empreendedores (CEM) do Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH), com o patrocínio da Petrobras e da Fundação Interamericana (IAF), a Incubadora tem como objetivo o desenvolvimento do protagonismo econômico da população negra no Brasil.

Estudos e pesquisas, disponíveis na época da criação da Incubadora, identificaram padrões de remuneração diferentes entre negros e brancos, mesmo quando no exercício das mesmas atividades profissionais e semelhantes níveis de experiência ou escolaridade.
A atitude empreendedora destacou-se como o principal caminho no processo de ruptura do ciclo histórico de subordinação entre negros e brancos no mercado de trabalho.

A criação de micro e pequenos negócios, predominantemente urbanos, com forte concentração na área de comércio e serviços, é a principal alternativa dos trabalhadores negros e negras para obter a justa remuneração pelo seu trabalho e, muitas vezes, o adequado reconhecimento profissional.
Tendo como referência este diagnóstico, a Incubadora busca, através do fortalecimento de micro e pequenos empreendimentos, formais e informais, quebrar o paradigma da subordinação do trabalhador negro no mercado de trabalho.

A Incubadora realiza processos de pré-incubação, incubação, pós-incubação de negócios, presta, atualmente, assessoria institucional a outras organizações e oferece, gratuitamente, quatro linhas de serviços aos empreendimentos selecionados: formação em gestão, consultorias especializadas (Economia, Direito, Contabilidade, Marketing, Finanças, etc), infraestrutura e assistência técnica (no local de trabalho do empreendedor).

Através da criação de uma tecnologia social inovadora, a Incubadora alcançou reconhecimento nacional e internacional. Esta tecnologia vem sendo reaplicada por instituições governamentais e não governamentais no Brasil, desde 2005, e no exterior, desde 2006, sob a chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Integra, desde 2007, o Civil Society Team do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisa na África, na Europa e nos Estados Unidos.
A Incubadora Afro Brasileira já apoiou 900 empreendimentos em mais de 20 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tem como meta apoiar mais 600 novos empreendimentos até dezembro de 2010.

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Elson Luiz, sou professor de História pela UFF, com especializaçao em Educação em Afroescendentes pelo Penesb/UFF, atualmente estou concluindo o mestrado em Educação onde o foco de minha pesquisa é em movimentos sociais, especificamente Cursos Pré-Vestibulares Comunitários. Coordeno um curso dessa natureza, mas gostaria de transformá-lo em uma cooperativa para além de ajudar os alunos poder ajudar tbm os professores.
    Gostaria de marcar uma oportunidade para mostrar o meu projeto a vcs.

    Meu tel 8316 7824
    elbfilho@gmail.com

    ResponderExcluir