Quem sou eu

Minha foto
O I Festival Internacional de Trança Afro – F. .I. T. A permitirá o tão sonhado intercâmbio com a África, principalmente nos países de língua portuguesa, ampliando e fortalecendo ainda mais o trabalho desenvolvido, bebendo diretamente na fonte, enriquecendo sem limites o nosso aprendizado, a troca de informações e principalmente a propagação da diversidade. O evento contará com a realização de seminário, exposição fotográfica, cinema, literatura, gastronomia, artesanato, workshop, Homenagem especial e a Premiação. O PRÊMIO TRANÇANDO IDEIAS foi um dos destaques do já conceituado evento “Bienal Favela Festa” em 2007, produzido e realizado pelo CIRCO VOADOR – LAPA/ RJ, uma respeitada casa de artes, berço da música popular brasileira, lugar de onde surgiram grandes nomes como Cazuza, Barão Vermelho, O Rappa, Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, entre tantos outros.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CANAL FUTURA - Mais uma parceria de futuro do F.I.T.A.



Educação para a vida
O Futura transmite valores e informações úteis ao cotidiano da população, vinte e quatro horas por dia, todos os dias. Alcança crianças, jovens, famílias e trabalhadores. Cria uma linguagem plural para abordar temas de importância e interesse coletivo. Fala de saúde, trabalho, juventude, educação, meio ambiente e cidadania. Um aliado do brasileiro na busca da construção de uma vida melhor.

A ação concreta e transformadora do FUTURA
No Canal Futura, o público interage com a programação, trabalhando os conteúdos e aplicando-os ao seu dia-a-dia: diferentes grupos sociais ampliam seu diálogo e articulação locais; pessoas e grupos expandem suas capacidades comunicativas, exercitando novas formas de falar de si mesmos e com os outros. Novas gerações participam da criação de uma linguagem televisiva, na qual a pluralidade dos segmentos sociais se manifesta.

sábado, 19 de junho de 2010

Conheça nossas parcerias ... Incubadora Afro brasileira

Estimativa e Incubadora Afro brasileira - parceria e confiança


INCUBADORA AFRO BRASILEIRA
A Incubadora Afro Brasileira foi fundada em 2004 e é a primeira incubadora de negócios com viés étnico do Brasil. Desde a sua criação, a incubadora é filiada à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Criada a partir do Centro de Estudos e Assessoramento de Empreendedores (CEM) do Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH), com o patrocínio da Petrobras e da Fundação Interamericana (IAF), a Incubadora tem como objetivo o desenvolvimento do protagonismo econômico da população negra no Brasil.

Estudos e pesquisas, disponíveis na época da criação da Incubadora, identificaram padrões de remuneração diferentes entre negros e brancos, mesmo quando no exercício das mesmas atividades profissionais e semelhantes níveis de experiência ou escolaridade.
A atitude empreendedora destacou-se como o principal caminho no processo de ruptura do ciclo histórico de subordinação entre negros e brancos no mercado de trabalho.

A criação de micro e pequenos negócios, predominantemente urbanos, com forte concentração na área de comércio e serviços, é a principal alternativa dos trabalhadores negros e negras para obter a justa remuneração pelo seu trabalho e, muitas vezes, o adequado reconhecimento profissional.
Tendo como referência este diagnóstico, a Incubadora busca, através do fortalecimento de micro e pequenos empreendimentos, formais e informais, quebrar o paradigma da subordinação do trabalhador negro no mercado de trabalho.

A Incubadora realiza processos de pré-incubação, incubação, pós-incubação de negócios, presta, atualmente, assessoria institucional a outras organizações e oferece, gratuitamente, quatro linhas de serviços aos empreendimentos selecionados: formação em gestão, consultorias especializadas (Economia, Direito, Contabilidade, Marketing, Finanças, etc), infraestrutura e assistência técnica (no local de trabalho do empreendedor).

Através da criação de uma tecnologia social inovadora, a Incubadora alcançou reconhecimento nacional e internacional. Esta tecnologia vem sendo reaplicada por instituições governamentais e não governamentais no Brasil, desde 2005, e no exterior, desde 2006, sob a chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Integra, desde 2007, o Civil Society Team do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisa na África, na Europa e nos Estados Unidos.
A Incubadora Afro Brasileira já apoiou 900 empreendimentos em mais de 20 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tem como meta apoiar mais 600 novos empreendimentos até dezembro de 2010.

terça-feira, 8 de junho de 2010

REVISTA EPARREI DESTACA O TRABALHO DE JANA GUINOND!

Um dos principais veículos de comunicação quando o assunto é cultura Afro Brasileira, a revista Eparrei convidou Jana Guinond, Coordenadora da Estimativa, para um bate papo muito bacana. São muitos os temas abordados. A importância do pioneirismo da querida Day, afinal, não se fala de tranças no Brasil, sem citar essa mulher maravilhosa. Regularização da profissão, união das tranceiras e claro, diversidade. 
Fique por dentro! Confira aqui! 
Saiba mais sobre a revista, compre já a sua!
 Repórter
Neide diniz
Jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais e apresentadora do Programa Vídeo Saúde da Fiocruz.

www.casadeculturadamulhernegra.org.br
ccmnegra@uol.com.br
Tel. 13 3877-9455

segunda-feira, 7 de junho de 2010

AFRIKA BAMBAATAA,PAI DO HIP HOP ESTÁ BEM NA F.I.T.A!


Afinal de contas trata-se de um movimento internacional! Assim como o hip hop, o F.I.T.A. quer ganhar o mundo. Afrika Bambaataa, você já ouviu falar nessse nome? É o pseudônimo de Kevin Donovan, nascido no Bronx/ Nova York, em 10 de abril de 1960, conhecido e reconhecido como fundador oficial do hip hop e líder da Zulu Nation. Afrika esteve no Brasil para uma turnê de um mês, por vários estados brasileiros. O motivo? Comemoração de 35 anos de Hip Hop e a gravação de um documentário Dirigido por Paulinho Sacramento, Diretor e sócio da Preta Produções. Na sua segunda parada no Rio de janeiro, Afrika conversou com a gente. Extremamente inteligente, demostrou profundo respeito pela mulher negra, além de estar totalmente antenado quando o assunto é diversidade. A entrevista você vai poder conferir aqui, em breve!
Salve AFRIKA!!! Com você, nós é que estamos "BEM NA F.I.T.A.!"
Shirley Cruz

F.I.T.A. - SEJA PARCEIRO!



VEM AÍ O F.I.T.A. - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TRANÇAS AFRO!
FAÇA PARTE DESSE TIME!


Você empresário e/ ou instituição, estão convidados para a apresentação do projeto F. I.T.A , dia 27 de julho, no Circo Voador. Uma festa para cerca de 300 convidados, que pretende apresentar e reunir todos os envolvidos no o projeto. Estamos em busca de parceiros, para resta realização  pioneira no segmento. A Estimativa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na promoção, divulgação e realização de eventos sócio-culturais, com foco na valorização da identidade nacional, principalmente ao que se refere à cultura afro-brasileira. Por trás da moda e da tradição de trançar os cabelos, é possível interagir com o passado e contextualizar com história, cultura e identidade da mãe África, ampliando e fortalecendo ainda mais os elos e afinidades com o Brasil. 
Descobrimos na linguagem das tranças, uma ferramenta de educação, empreendedorismo, resgate e preservação desta herança, para uma melhora efetiva da qualidade de vida, da organização política e de ações concretas no campo sócio-econômico-cultural. Isto é responsabilidade social. 

DIVERSIDADE É O FUTURO! EM 2010, A ÁFRICA É AQUI!!
SAIBA MAIS:

Contato:
Coisa Nossa Comunicação e Produção
Neide Diniz (21) 3972 0787 ou 91127719  - coisanossacomunicacaoeproducao@gmail.com

AFRICANATIVIDADE! SANDRA DE SÁ - 30 ANOS DE CARREIRA!

Sandra de Sá, com o seu peculiar astral altamente positivo, apresenta agora seu 16º CD, AfricaNatividade – Cheiro de Brasil - um sugestivo neologismo criado pela própria De Sá. Artista habituada a traduzir, de forma criativa e inconfundivelmente carioca, o multifacetado ambiente musical do seu país.
Um Brasil marcado, Sandra faz questão de frisar, pela exuberante “música preta brasileira”, como ela rebatizou a sigla MPB, há quase duas décadas, numa referência às ricas formas de musicalidade de um povo onde “tudo começa e termina no tambor”. o lançar AfricaNatividade – Cheiro de Brasil continua abrindo “seu coração e sua voz em busca de novos caminhos”, como também frisou Motta, referindo-se a uma artista, que mesmo usufruindo de vida profissional já consolidada ousa fazer novas apostas.
Em 2006, Sandra decidiu, junto com Adriana Milagres – com quem assina a direção geral desse projeto, dar-se de presente uma produção musical genuinamente sua com todo o suporte e administração da Nega Produções. Logo, ela começaria a “abrir os trabalhos” desse novo CD, como se costuma dizer nos procedimentos religiosos de matriz africana. AfricaNatividade é um álbum de 15 músicas, incluindo a maioria de canções inéditas, sendo composições de Sandra sozinha e com velhos parceiros como Macau, Mombaça, Renata Arruda e Zé Ricardo. Tendo apenas três regravações, “África”, “Pé de Meia” e “Sina”.
Nesse repertório, Sandra conta histórias de vida, reafirma sua força e fé, revisita os momentos vividos no seio da família Sá de tantos talentos musicais, promovendo à menina Sandra Cristina viver entre ensaios musicais e espirituais por toda infância e adolescência. Vivências que já garantiriam o “passaporte” para o sucesso que iria arrebatá-la. O mais importante é que “nesses quase 30, tenho a certeza de que tudo valeu muito à pena. Valeu a pena ser como sou.
“Compartilhar” tem sido o exercício crucial nesse projeto. E foi nesse contexto que aconteceu o encontro com a gravadora Universal Music, que não só tem acreditado nessa idéia e em todo o seu conteúdo, como também tem investido, a fim de reverberar toda essa história.

AFRICANATIVIDADE! SANDRA DE SÁ - 30 ANOS DE CARREIRA!


Uma noite muito especial!!! 
Jana Guinond e Nina Silva, coordenadoras da Estimativa, foram levar e claro receber o AXÉ de Sandra de Sá, no lançamento do CD AFRICANATIVIDADE! CHEIRO DE BRASIL!. São 30 anos de carreira, de muito trabalho e de muita alegria! O repertório inclui os sucessos Retratos e Canções, Joga Fora no Lixo, Bye Bye Tristeza e Solidão, entre outros. Considerada a “rainha do soul brasileiro”, AfricaNatividade, retoma suas raízes afro-brasileiras, misturando-as com música eletrônica e percussão. 
 PARABÉNS SANDRA!!!!
shirley cruz

TÔ BEM NA FITA! - GRUPO REVELAÇÃO

Não é nehuma novidade que as tranças já fazem a cabeça de muitos artistas. Fomos conferir de perto as tranças e o charme de Xande, do grupo Revelação. Num bate papo muito animado, Xande nos conta quando começou a usar e o sucesso que o estilo faz com seu público. Em breve você vai pode conferir tudo aqui!

PARCERIA DE SUCESSO!




A Estimativa, Preta Produções e Nega Produções, em parceria com o Circo Voador, realizam às 19h, no dia 27 de julho de 2010, o lançamento da publicação: “Cada Fio uma História”. O livro narra a trajetória de quase quatro anos do projeto Trançando Idéias, especialmente de suas oficinas de tranças, e conta com o prefácio da Dra. em comunicação Azoilda Loretto e  posfácio de Elisa Larkin PHD em Psicologia, intelectuais de destaques da cultura e história africana. O evento é dedicado à imprensa, artistas e parceiros de todo país. A noite também será marcada pela exibição de um vídeo com depoimentos de artistas e personalidades, falando sobre o estilo de trançar os cabelos. E mais, a madrinha do Festival Internacional de Tranças Afro (F.I.T.A), Sandra de Sá, fará um talk show com as tranceiras – profissionais da arte de trançar os cabelos.
O evento vai reunir todos os envolvidos com o projeto.  Por trás da moda e da tradição de trançar os cabelos, é possível interagir com o passado e contextualizar com história, cultura e identidade da mãe África, ampliando e fortalecendo ainda mais os elos e afinidades com o Brasil. Este propósito utiliza-se das raízes africanas através da linguagem das tranças, como ferramenta de educação e empreendedorismo e resgate e preservação desta herança, para uma melhora efetiva da qualidade de vida, da organização política e de ações concretas no campo sócio-econômico-cultural. Em 2010, a África é aqui!
TÔ BEM NA F.I.T.A!!!

TÔ BEM NA FITA!

É com muito prazer que a Estimativa e a Preta Produções anunciam a mais nova parceria, a Nega produções. Após um namoro antigo com a Estimativa, a parceria finalmente foi oficializada! A Nega Produções é a responsável pela carreira da nossa queridíssima SANDRA DE SÁ, que é madrinha do F.I.T.A. e estará conosco no dia 27 de julho, no Circo Voador, no lançamento da publicação "Cada fio uma história". Queridas tranceiras, vocês merecem!!!!
MUITO AXÉ!!!
Shirley Cruz